Maranhão abre o período dos Encontros Estaduais Virtuais/2020 da UNCME

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Seccional do Maranhão, abriu, na tarde desta quinta-feira (23), o período de encontros virtuais/2020 da entidade.

O Encontro Estadual Virtual/2020 – UNCME-Maranhão teve com tema central: “Educação em tempos de pandemia – direitos e normatização” e foi veiculado pela plataforma Zoom e YouTube (TV UNCMEMA) para um público estimado em torno de 320 conselheiras/conselheiros municipais de educação, profissionais de educação, dirigentes municipais de educação e convidados e atingiu durante a transmissão ao vivo pelo YouTube de 700 acessadores.

Com uma programação que teve, ainda, além do tema central do encontro, as comunicações envolvendo pesquisa sobre a educação básica maranhense nos sistemas municipais de educação, projeto de formação para conselheiros municipais de educação (CEE-MA, SEDUC-MA, UNCME-MA e FECEMA), nota técnica do Fórum Estadual de Educação do Maranhão, fechando com chave de ouro os relatos de experiência dos Conselhos Municipais de Educação de Vargem Grande, Santo Antonio dos Lopes,  Tutoia e Barra do Corda sobre a reorganização do calendário escolar/2020.

O Encontro Estadual Virtual/2020 – UNCME-Maranhão teve a presença, na abertura, de autoridades nacionais/estaduais de educação, entre elas, o Presidente Nacional da UNCME Prof. Manoel Humberto Gonzaga, da Vice-Presidente da UNCME Nordeste Prof.ª Marly Vidinha, da Vice-Presidente da UNCME Centro Oeste Prof.ª Regina Lúcia Borges Araújo,  da Presidente do CEE-MA Prof.ª Soraia Raquel, do Coordenador Estadual do CAOp Educação MP/MA   Dr. Eduardo Borges, do Presidente da UNDIME-MA Prof. Marcony Pinheiro, da  Coordenadora Estadual  do FEE-MA Prof.ª  Benedita Costa e das Coordenadoras Estaduais da UNCME professoras Sirleyde Dias (UNCME-RN), Conceição Silva (UNCME-PB), Galdina Arrais (UNCME-MG) e Gilvânia Nascimento (UNCME-BA e palestrante oficial do evento ).

Durante a exposição do tema central do encontro “Educação em tempos de pandemia – direitos e normatização”  a preletora oficial Prof.ª Gilvânia Nascimento expos de maneira brilhante sobre os direitos e a normatização da educação em tempos de pandemia que os conselhos municipais de educação do Maranhão e de todo Brasil devem defender garantindo, acima de tudo, a educação de qualidade social que todos nós almejamos no contexto dos sistemas municipais de educação.  “Nesta hora em que todos nós estamos fragilizados por conta de perdas inumeráveis provocadas pelo COVI-19  cabe aos conselhos municipais de educação e aos conselheiros municipais de educação defenderem a vida, em primeiro lugar, a segurança sanitária e emocional  de alunas e alunos, pais e  profissionais de educação quando do retorno às atividades escolares   presenciais  e a garantia da qualidade da educação pública em pareceres e resoluções emanados destes órgãos colegiados”, pontuou Gilvânia na sua fala. O Guia para os conselhos municipais de educação: Educação em tempos de pandemia – direitos, normatização e controle social” construído pela UNCME/UNICEF foi apresentado pela Coordenadora da UNCME da Bahia de maneira clara e objetiva durante a palestra.

O Encontro Estadual Virtual/2020 – UNCME-Maranhão foi encerrado por volta da 19h15 em mais um evento de sucesso e participação organizado pela entidade no Estado.

EAS/Coordenador de Comunicação da UNCME.