O atual ” jogo jogado” das eleições 2020 em Tuntum

A adesão eleitoral da liderança comunitária e política do alto sertão tuntunense, Galego da Santa Rosa e família, a pré-candidatura a Prefeito de Tuntum do deputado estadual  Fernando Pessoa não tem só o  valor simbólico da vinda de mais um insatisfeito do lado do Prefeito Tema Cunha para o projeto do jovem parlamentar. A adesão do Galego da Santa Rosa  e família demonstra, acima de tudo, que o “jogo jogado” das eleições de 2020, em Tuntum, continua favorável para a oposição em todos os cenários possíveis.

Tema Cunha e seu grupo político sofrem, na atual conjuntura eleitoral de Tuntum,  um desgaste fenomenal pela incapacidade do prefeito que se arvorava em dizer que sempre seria campeão de votos em Tuntum e que mão conseguiu perceber que nas eleições estaduais de 2018 esta premissa começou a ser desconstruída pela vitória do atual deputado Fernando Pessoa frente a esposa do atual mandatário.

Com uma administração desorganizada entregue a terceiros que cometem todo tipo de ilícito administrativo a frente das principais secretarias municipais da sua gestão, o Prefeito de Tuntum tem se tornado uma caricatura de gestor que não consegue mais ter sob as suas asas lideranças, amigos e formadores de opinião  como no passado. Tema, hoje,  sofre do mal da política, do mal das repetições históricas no comando do poder a frente da combalida prefeitura de Tuntum que carece e vai ser renovada em 2020 por uma liderança popular que tem ganho simpatia na zona urbana e, agora, de maneira definitiva na zona rural do município.

A vinda do Galego da Santa Rosa e família para o projeto Fernando Pessoa/2020 é a prova cabal que o atual Presidente da Câmara de Vereadores de Tuntum, Nelson do Nanxi e pré-candidato a vice-prefeito na chapa das oposições, também, comanda a desconstrução da liderança de Tema Cunha (se ela ainda existia)  na zona rural da cidade com a vinda de outras lideranças importantes de povoados e comunidades do sertão tuntunense nos próximos dias. Nelson do Nanxi dá as principais cartas eleitorais em Tuntum em 2020 e isso é claro nas suas movimentações dentro do “jogo jogado”.

Com um pré-candidato sem ter um mínimo de “cacoete” no jogo  eleitoral de 2020,  o grupo político de Tema Cunha continua perdendo esta  partida que se finalizará em outubro com a vitória da esperança e dias melhores para Tuntum, o placar será largo a favor das oposições coligadas pelas movimentações  dos seus principais jogadores.